domingo, 23 de setembro de 2012

O Contexto da Consultoria


Existe um número razoável de sinônimos para a palavra contexto. Pode significar assunto, ambiente, historia, conexão, trama... O tema consultor estende-se a examinar, observa, refletir, sondar. Enfim, na conjectura dos fatores, o contexto da consultoria significa simplesmente examinar o ambiente.
Mas qual a razão para se analisar o ambiente em âmbito empresarial? É chover no molhado ao se afirmar que TODA organização traz como pedra basilar o mix produtividade/economia. Também é soar redundante afirmar que o mundo hoje é cruel, competitivo e tudo muda rápido, muito rápido. Assim, o que move um cliente a contratar o trabalho de consultoria é a necessidade de mais conhecimento; e falta de tempo e políticas empresariais para aplicar ao negocio.
O diferencial esperado do projeto é refletido no ganho de competitividade. Desde o tempo das escrituras de séculos e séculos atrás até o personal stylist do Neymar o objetivo da consultoria é fornecer o pulo do gato que todos querem, mas que poucos detêm o conhecimento. E como este conhecimento fica a cada dia desatualizado, a consultoria torna-se a borrifada d'água no tempo de calor. É a forma simples e clara de atualizar o mundo que gira nas estruturas empresariais. Este século XXI é pautado pela turbulência do mercado e do poder que as informações causam ao redor do mundo. O consultor torna-se o especialista em determinada área para guarnecer a empresa ante tanta competitividade. Desta maneira, entende-se o contexto da consultoria como o conjunto de argumentos históricos para fornecer ao empreendimentos o plano de fundo para transforma-lo em produtivo e rentável.

Autor: Hudson Lial, Trabalho realizado pelos acadêmicos do 4º período de RH da rede de ensino DOCTUM: Camila Maria, Hudson Martins Lial, Samara Tais, Tiago Moreira, Vinicius Pereira da Silva.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário