domingo, 23 de setembro de 2012

Vídeo Motivacional - O Melhor de 2012! (ESPETACULAR!)

Quem Mexeu no Meu Queijo? o filme

Exemplo de Motivação Profissional e Pessoal

Ciclo de Gerenciamento (PDCA)



ciclo PDCAciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, é um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua.
O PDCA foi idealizado por Shewhart e divulgado por Deming, quem efetivamente o aplicou. Inicialmente deu-se o uso para estatística e métodos de amostragem. O ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como por exemplo na gestão da qualidade, dividindo-a em quatro principais passos.
O PDCA é aplicado para se atingir resultados dentro de um sistema de gestão e pode ser utilizado em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área de atuação da mesma.
O ciclo começa pelo planejamento, em seguida a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas, checa-se se o que foi feito estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente), e toma-se uma ação para eliminar ou ao menos mitigar defeitos no produto ou na execução.
Os passos são os seguintes:
  • Plan (planejamento): estabelecer uma meta ou identificar o problema (um problema tem o sentido daquilo que impede o alcance dos resultados esperados, ou seja, o alcance da meta); analisar o fenômeno (analisar os dados relacionados ao problema); analisar o processo (descobrir as causas fundamentais dos problemas) e elaborar um plano de ação.
  • Do (execução): realizar, executar as atividades conforme o plano de ação.
  • Check (verificação): monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado poe meio de KPIs ( Key Performance Indicator ) objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios. Atualizar ou implantar a gestão à vista.
  • Act (ação): agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_PDCA
Bibliografia: 
  • CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia. 1994.
  • ORIBE, Claudemir. Os 70 Anos do Ciclo PDCA. Revista Banas Qualidade. N. 209. Ano XVII. Outubro/2009. Pag. 20-25
  • ORIBE, Claudemir Yoschihiro. Quem resolve problemas aprende? A contribuição do método de análise e solução de problemas para a aprendizagem organizacional. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Administração. Belo Horizonte, 2008. 168 f.

O mundo dá voltas

Consultoria Empresarial - Antoninho Trevisan

O Contexto da Consultoria


Existe um número razoável de sinônimos para a palavra contexto. Pode significar assunto, ambiente, historia, conexão, trama... O tema consultor estende-se a examinar, observa, refletir, sondar. Enfim, na conjectura dos fatores, o contexto da consultoria significa simplesmente examinar o ambiente.
Mas qual a razão para se analisar o ambiente em âmbito empresarial? É chover no molhado ao se afirmar que TODA organização traz como pedra basilar o mix produtividade/economia. Também é soar redundante afirmar que o mundo hoje é cruel, competitivo e tudo muda rápido, muito rápido. Assim, o que move um cliente a contratar o trabalho de consultoria é a necessidade de mais conhecimento; e falta de tempo e políticas empresariais para aplicar ao negocio.
O diferencial esperado do projeto é refletido no ganho de competitividade. Desde o tempo das escrituras de séculos e séculos atrás até o personal stylist do Neymar o objetivo da consultoria é fornecer o pulo do gato que todos querem, mas que poucos detêm o conhecimento. E como este conhecimento fica a cada dia desatualizado, a consultoria torna-se a borrifada d'água no tempo de calor. É a forma simples e clara de atualizar o mundo que gira nas estruturas empresariais. Este século XXI é pautado pela turbulência do mercado e do poder que as informações causam ao redor do mundo. O consultor torna-se o especialista em determinada área para guarnecer a empresa ante tanta competitividade. Desta maneira, entende-se o contexto da consultoria como o conjunto de argumentos históricos para fornecer ao empreendimentos o plano de fundo para transforma-lo em produtivo e rentável.

Autor: Hudson Lial, Trabalho realizado pelos acadêmicos do 4º período de RH da rede de ensino DOCTUM: Camila Maria, Hudson Martins Lial, Samara Tais, Tiago Moreira, Vinicius Pereira da Silva.